Nos principais circuitos do Carnaval, a Tenda “Oxe, me respeite!” tem se destacado como um espaço essencial de acolhimento e proteção para mulheres. Com duas unidades estrategicamente instaladas – uma em Ondina, na Avenida Milton Santos, e outra no Pelourinho, no estacionamento da Câmara Municipal – a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, na luta contra a violência de gênero e na garantia de um ambiente mais seguro para as foliãs.
O espaço tem como principal objetivo oferecer escuta qualificada, acolhimento e encaminhamento para mulheres vítimas de violência ou que necessitem de proteção imediata. Para isso, a estrutura conta com o apoio de outros órgãos da rede de proteção à mulher, como a Polícia Militar, através do Batalhão de Proteção à Mulher, e a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Apoio à Mulher (DEAM).
Além da segurança, a Tenda “Oxe, me respeite!” Também promove a conscientização sobre direitos e medidas de prevenção, reforçando a importância da denúncia de casos de assédio e agressões. Equipes especializadas estão a postos para orientar e encaminhar as mulheres para serviços de assistência, garantindo o suporte necessário durante o período festivo.
Sobre as iniciativas preventivas, Camila também cita o trabalho de conscientização nos circuitos, com a entrega de tatuagens com a frase “Oxe, me respeite”, que reforça a ideia da campanha contra a importunação sexual no Carnaval, e dos laços “Oxe, eu respeito as mulheres”, distribuídas em blocos com predominância masculina.
A presença da Tenda “Oxe, me respeite!” no Carnaval reforça a necessidade de um olhar atento para a segurança feminina em grandes eventos. A iniciativa visa, acima de tudo, proporcionar um ambiente festivo mais igualitário e respeitoso, onde as mulheres possam aproveitar a festa sem medo, contando com um suporte eficaz em caso de emergência.