A vereadora Márcia Viviane reforçou, nesta semana, a importância da instalação da Comissão de Direitos e Defesa da Mulher na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Oficializada na última terça-feira (11), a comissão será presidida por ela e contará com a participação das vereadoras Léia Meira e Cris Rocha.
“Pela primeira vez, a comissão é composta apenas por mulheres porque, infelizmente, antes não tínhamos o número suficiente de vereadoras para fazer a composição e sempre precisávamos de um colega vereador”, destacou Viviane. Segundo ela, as primeiras deliberações do grupo já ocorreram, incluindo agendas com a Secretária de Política para as Mulheres de Vitória da Conquista e a Fundação de Saúde do município, que enfrenta algumas crises.
Selo Lilás: reconhecimento para empresas comprometidas com a equidade de gênero
Durante a sessão, a vereadora também alertou para o encerramento do edital de inscrição de empresas interessadas em obter o Selo Lilás. Essa iniciativa da Secretaria Estadual de Política para as Mulheres certifica empresas públicas e privadas que implementam políticas voltadas às mulheres, como a contratação de pelo menos 30% de funcionárias e medidas de combate à violência e ao assédio.
“Atualmente, Vitória da Conquista conta com apenas uma empresa certificada, a Domínio Assessoria, da empresária Érica Sodré. Precisamos incentivar mais organizações a aderirem a essa iniciativa, promovendo mais oportunidades e segurança para as mulheres”, afirmou a parlamentar.
Denúncias sobre saúde, educação e infraestrutura
Márcia Viviane também trouxe a público algumas queixas recebidas da população. Na saúde, ela denunciou a falta de medicamentos essenciais na Farmácia Básica, incluindo Losartana (usado no tratamento da hipertensão) e fitas de glicemia para pacientes diabéticos. Também relatou que o Laboratório Central está há três semanas sem realizar coletas de exames, impactando inclusive gestantes que necessitam desse atendimento.
Na área da educação, a vereadora informou que algumas escolas municipais estão sem condições de receber alunos com deficiência devido à falta de cuidadores, comprometendo a inclusão desses estudantes no ambiente escolar. Já na infraestrutura, foram apontados problemas como praças e vias com mato alto, evidenciando a necessidade de intensificação dos serviços de limpeza e capina na cidade.
Agenda com o governador Jerônimo Rodrigues
Encerrando seu pronunciamento, Márcia Viviane destacou a agenda prevista para esta quinta-feira (13) com o governador Jerônimo Rodrigues. Entre os temas a serem discutidos, estará a destinação da área do antigo aeroporto de Vitória da Conquista.
“Já foram apresentadas pelo Governo do Estado algumas propostas para a utilização daquela área e é importante que o lado oeste da cidade receba mais investimentos e atenção. O Governo do Estado pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do município”, afirmou.
A vereadora segue mobilizada em pautas que impactam diretamente a população conquistense, reforçando seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, a melhoria da saúde pública e a infraestrutura da cidade.