Campanha “Oxe, Me Respeite!” chega à terceira edição promovendo conscientização e proteção durante os festejos.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia reforça suas iniciativas de prevenção e combate à violência contra as mulheres durante as tradicionais festas de verão e de largo em Salvador. Com a terceira edição da campanha “Oxe, Me Respeite!”, a pasta amplia a conscientização sobre assédio, importunação sexual e violência doméstica, temas centrais para garantir um ambiente mais seguro nos eventos.
As ações da campanha incluem a distribuição de materiais informativos, abordagens educativas e apoio direto às mulheres, com equipes preparadas para acolher denúncias e orientar sobre os direitos femininos. A iniciativa conta com o suporte de uma rede integrada, que une a SPM a outras pastas do governo, como a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Ambiente seguro e respeitoso
A secretária estadual das Mulheres, Neusa Cadore, destacou a importância da campanha e o impacto esperado por meio das ações integradas. “O nosso objetivo é sensibilizar cada vez mais a sociedade sobre os tipos de violência de gênero e a importância de denunciar abusos. As ações, que ocorrem de maneira integrada com diversas estruturas do Estado, reforçam a rede de proteção e o papel de cada um na construção de um ambiente seguro e respeitoso para as mulheres que participam dos festejos, seja como foliãs ou como trabalhadoras”, afirmou.
Parcerias e infraestrutura
Para garantir o sucesso da campanha, a Secretaria de Políticas para as Mulheres conta com uma ampla estrutura de apoio, que inclui a presença de agentes de segurança, unidades móveis de atendimento à mulher e parcerias com ONGs e movimentos sociais. A ideia é assegurar que as mulheres possam denunciar atos de violência com rapidez e ter acesso ao acolhimento necessário.
As festas de verão em Salvador, conhecidas por sua diversidade e alegria, atraem milhões de pessoas todos os anos, mas também são palco de desafios, como os altos índices de assédio e violência de gênero. A campanha “Oxe, Me Respeite!” surge como um reforço importante para mudar essa realidade, promovendo a conscientização e fortalecendo a rede de apoio.
Como denunciar
A Secretaria de Políticas para as Mulheres também reforça a importância de denunciar atos de violência. Mulheres que se sintam ameaçadas ou em situação de violência podem procurar os pontos de apoio nos circuitos das festas, acionar a polícia pelo 190 ou ligar para a Central de Atendimento à Mulher no 180, que funciona 24 horas por dia.
Compromisso com a segurança feminina
Com ações estratégicas e a mobilização de diversos setores da sociedade, a Secretaria de Políticas para as Mulheres busca garantir que as mulheres possam aproveitar as festas com segurança e dignidade. A campanha reflete o compromisso do governo estadual em promover um ambiente onde o respeito e a igualdade de gênero sejam prioridade.