As recentes audiências públicas promovidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), marcadas para os dias 9 de dezembro em Feira de Santana e 11 de dezembro em Salgueiro (PE), acenderam o alerta para a exclusão de Vitória da Conquista nos planos de melhorias das principais rodovias federais. O foco das discussões está concentrado na solução de problemas da BR-324 e na BR-116, mas apenas no trecho entre Feira de Santana e Salgueiro, deixando o Sudoeste baiano fora do radar do Ministério dos Transportes.
Essa exclusão tem gerado forte insatisfação entre lideranças locais, como o empresário e ativista José Maria Caires, que encabeça o movimento “Duplica Sudoeste”. A iniciativa defende a urgência na duplicação do trecho da BR-116 que corta Vitória da Conquista, um dos mais importantes corredores logísticos do país, mas que enfrenta graves problemas de infraestrutura e segurança.
“É inadmissível que uma cidade do porte de Vitória da Conquista, que é a terceira maior da Bahia e um polo regional, fique fora dessas discussões. O Sudoeste baiano precisa ser ouvido e priorizado. As condições da BR-116 no trecho que corta nossa região são precárias, comprometendo o desenvolvimento econômico e a segurança dos milhares de motoristas que passam por aqui diariamente”, destaca José Maria Caires.
A exclusão de Vitória da Conquista do cronograma de melhorias planejadas pela ANTT representa um retrocesso para o Sudoeste baiano. A região, que se destaca como um importante eixo de integração entre o Nordeste e o Sudeste, depende diretamente de uma infraestrutura rodoviária eficiente para o escoamento de mercadorias e o fluxo de pessoas. No entanto, sem investimentos adequados, os desafios se acumulam:
Aumento no número de acidentes: O trecho da BR-116 em Vitória da Conquista é conhecido por sua alta taxa de sinistralidade.
Prejuízos econômicos:O transporte de cargas é diretamente impactado pela precariedade da via, aumentando custos operacionais e tempo de deslocamento.
Desenvolvimento comprometido:A falta de infraestrutura adequada dificulta a atração de investimentos e o fortalecimento do polo econômico local.
Com o apoio de lideranças empresariais, políticas e da sociedade civil, o movimento “Duplica Sudoeste” intensifica a pressão sobre o Ministério dos Transportes e a ANTT para que Vitória da Conquista seja incluída nas prioridades de infraestrutura rodoviária do país. A campanha reivindica não apenas a duplicação da BR-116, mas também soluções imediatas para melhorar as condições da estrada.
“Não é apenas uma questão de infraestrutura, mas de respeito às pessoas e ao potencial econômico da nossa região. Vitória da Conquista precisa ser tratada como prioridade nacional”, enfatiza Caires.
Enquanto as audiências seguem sem incluir Vitória da Conquista, representantes do movimento e lideranças locais planejam mobilizações para chamar a atenção das autoridades. Entre as estratégias estão:
– Realização de uma audiência pública própria em Vitória da Conquista.
– Pressão política junto a parlamentares baianos para inserção da região nos planos do Ministério dos Transportes.
– Mobilizações populares para reforçar o clamor por melhorias.
Vitória da Conquista segue firme na luta por seu lugar de destaque nos projetos de infraestrutura do país, reafirmando seu papel como motor de desenvolvimento regional. Agora, a esperança está no reconhecimento da sua importância pelas autoridades competentes.