Desde maio de 2017, a Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou uma série de encontros de formação voltada para os servidores, gestores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e profissionais que atuam em entidades não governamentais. No último dia 6 de dezembro, aconteceu a 5ª oficina formativa de 2019 e a 9ª desde 2017. Na quinta edição, a oficina contou com a participação de José Cruz, especialista em Políticas Públicas e vice-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).
Essa foi a segunda visita do especialista a Conquista com objetivo de compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas. Dessa vez, sobre a relação Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Sistema de Justiça. Na opinião dele, a Secretaria está no caminho certo ao promover a formação dos servidores.
“Os profissionais geralmente ficam muito isolados e, às vezes, sem retaguardas necessárias para o seu fazer profissional. Compete ao órgão gestor construir essas retaguardas. A formação é um dispositivo importante na gestão pública para qualificar, possibilitar uma reflexão crítica desses profissionais, não só nos aspectos sociais, mas também econômicos, teóricos e metodológicos”, declarou Cruz.
De acordo com secretário interino de Desenvolvimento Social, Michael Farias, investir em qualificação tem sido um avanço para a rede de proteção social. “Nos últimos anos, Vitória da Conquista tem vivido momentos importantes no que se refere ao fortalecimento da política de assistência social, focado numa perspectiva de educação permanente, oportunizando aos trabalhadores do SUAS avanços significativos para o seu fazer diário”, destaca o gestor.
Para quem está na ponta, as oportunidades de formação têm sido positivas. “O investimento no servidor é o caminho para a melhoria dos serviços ofertados, pois nos prepara para atender cada vez melhor e com qualidade”, afirma o psicólogo do Cras Pedrinhas, Matheus Cordeiro.
Além das oficinas, a Prefeitura realizou duas edições do Ciclo de Formação Continuada do SUAS, com a participação de nomes importantes dentro da Política Nacional de Assistência Social como Maria José Geremias, Lea Lúcia Cecílio Braga, Jane Valente, Denise Colin e Benedito Rodrigues dos Santos – Instituto WCF (Childhood Brasil).
Em 2020, a Semdes irá continuar investindo na formação de seus servidores e também dos profissionais que atuam nas entidades não governamentais.