O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebeu um número recorde de visitantes em 2019. A atração registrou a visita de mais de 377,7 mil pessoas, maior número registrado desde que foi inaugurado, há 17 anos. O recorde anterior era de 2017, quando o local recebeu 367,6 mil pessoas.
O resultado de 2019 representa um aumento de 21,3% em relação a 2018 e uma média de mais de 30 mil visitantes por mês. Considerado o maior museu de arte da América Latina, o local conta com um acervo de 7 mil peças em um espaço de mais de 35 mil m² de área construída.
Para a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika, os números alcançados comprovam que as ações inovadoras desenvolvidas pelo MON têm estimulado a frequência ao local e o envolvimento de diferentes perfis de público nos programas educativos. “O Museu é um espaço vivo, de diálogo permanente, que deve extrapolar a função contemplativa e instigar a participação de seus visitantes”.
Investimentos no setor
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que a constante melhoria na estruturação dos destinos turísticos brasileiros e a atração cada vez mais expressiva de investimentos ao país, prioridades adotadas na atual gestão, contribuem para chegar a resultados como esses. “O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo governo federal é focado em investir robustamente na infraestrutura dos destinos turísticos brasileiros, com melhoria não só por meio de obras, mas na qualificação da oferta, dos profissionais, na segurança dos turistas, entre outros aspectos. Esses resultados também demonstram o regaste ao patriotismo e da confiança no Brasil, com um mercado mais aberto e uma economia mais sólida e com crescimentos sucessivos”, destaca o ministro.
Segundo dados da Demanda Turística Internacional, pesquisa realizada anualmente pelo Ministério do Turismo, o principal motivo dos turistas internacionais para visitar Curitiba (PR) é em busca de cultura. Na avaliação sobre a satisfação do visitante na capital paranaense, 88,4% declaram que a viagem atendeu plenamente ou superou as expectativas e 96,8% pretendem retornar ao destino.
Exposições
Ao longo de 2019, o MON realizou 11 exposições, entre elas a “Ai Weiwei Raiz”. Foi a primeira temporada brasileira de exposições da obra do artista chinês Ai Weiwei, reverenciado como um dos grandes nomes da cena contemporânea mundial e notório devido ao interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas.
Concurso
Para celebrar o 17º aniversário este ano, o museu lançou um concurso de fotografias que vai até o dia 1º de março. De acordo com os organizadores, a campanha “#meumon: revele o museu que só você vê”, tem como objetivo envolver ainda mais o público e estimular o visitante a descobrir locais e ângulos inusitados do museu, especialmente no período de férias.
As 17 fotos consideradas mais originais e criativas, que serão escolhidas por uma comissão avaliadora, ganharão 100 ingressos para visitar ou presentear amigos e familiares ao longo de 2020. Para participar, é necessário postar uma foto do museu no Instagram, marcando @museuoscarniemeyer e #meumon. A ação é válida apenas para essa rede social, e é necessário seguir o perfil do MON.
Leia o regulamento do concurso.
Fonte: Com informações do Ministério do Turismo