Alguns especialistas têm recomendado que se beba aproximadamente 2 litros de água por dia. Beber bastante água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente. A quantidade de água perdida pelo organismo deve ser reposta gradualmente ao longo do dia, assim os 2 litros de água recomendados, devem ser ingeridos em porções e intervalos regulares. Geralmente temos recomendado 1 a 2 copos ao levantar-se, e o restante distribuídos nos intervalos das refeições, até 30 minutos antes de cada refeição e 1 a 2 horas após, para que não haja prejuízo em termos de perdas de nutrientes ou má digestão. O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água.
Na verdade, a quantidade de água a ser ingerida depende de uma série de fatores que vão desde a quantidade de exercício realizada até a temperatura do ambiente em que estamos.
Alguns fatores que influenciam e determinam a quantidade de água que devemos beber diariamente: nível de atividade física, clima, metabolismo, peso, dieta, consumo de álcool, estado geral entre outros.
Para que não reste dúvidas, observe a frequência com que você urina e a cor da sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara.
Se a urina estiver amarelo-escura e com odor forte e você estiver indo menos vezes do que costuma ao banheiro, é sinal de que está ingerindo pouca água. Tome dois copos de água para se hidratar.
Por outro lado, se estiver urinando muito e a urina estiver límpida, transparente, provavelmente você está ingerindo água em excesso.
Todas as trocas de nosso corpo precisam da molécula de água para acontecer. A água ajuda na digestão, absorção, transporta nutrientes, hidrata, lubrifica, aquece, elimina toxinas e repõe energia.
Porem, a ingestão exagerada de água, além de não ajudar, pode levar à hiponatremia, chegando mesmo à insuficiência cardíaca. Doenças relacionadas ao excesso de água ocorrem somente quando a quantidade ingerida é maior do que a capacidade do rim em filtrá-la e eliminá-la por meio da urina.
Precisamos manter um balanço de fluidos no organismo e beber água quando o corpo requer, mas, além disso, precisa-se considerar o líquido presente nos sucos, nas frutas e nos vegetais.
Ressaltando que, para que os líquidos sejam incluídos de forma saudável à alimentação, é preciso evitar bebidas com açúcar, sucos artificiais e refrigerantes, inclusive os dietéticos. Esses fluidos até podem contribuir para a hidratação, mas não são opções saudáveis para a alimentação. É melhor dar preferência aos sucos naturais, aos chás sem açúcar, água, água de coco e às frutas. O consumo de frutas in natura é ainda melhor do que o de sucos, para manter o alto teor de fibras, vitaminas e minerais. Deve-se consumir pelo menos três porções de frutas e cinco porções de hortaliças ao dia. Com isso, já temos aproximadamente 500ml de água vindos desses alimentos.
Existem vários estudos no mundo sobre a água, mas devemos seguir o que é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde): a ingestão de 2 a 4L por dia para indivíduos saudáveis e sem restrições. Na dúvida, sempre procure orientação do seu médico ou nutricionista.
fonte Nutricionista Carine Porto