A semana começa com mudanças relevantes no trânsito da São Paulo em razão do feriado de Tiradentes. A Prefeitura anunciou a suspensão do rodízio municipal de veículos para carros de passeio durante o período prolongado, medida que já impacta a circulação nesta segunda-feira (20/4).
Apesar da liberação ou flexibilização, como também é chamada por especialistas em mobilidade urbana , o rodízio permanece em vigor para caminhões ao longo do dia. Continuam válidas, igualmente, as restrições da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição a Fretados (ZMRF), mantendo o controle sobre veículos de maior porte e transporte coletivo privado.
Na terça-feira (21/4), data do feriado de Tiradentes, haverá suspensão total ou integral de todas as restrições viárias. O rodízio tradicional será retomado na quarta-feira (22/4), contemplando veículos com placas de final 5 e 6.
A expectativa das autoridades é de aumento significativo ou expressivo no fluxo de veículos nas estradas durante o feriado prolongado. De acordo com o governo estadual, cerca de 19,8 milhões de automóveis devem circular entre os dias 17 e 22 de abril, superando ou ultrapassando o volume registrado no feriado da Páscoa.
No transporte público, a operação também sofre alterações ou ajustes operacionais. Os ônibus metropolitanos seguem programação diferenciada: na terça-feira, funcionam com grade de feriado, enquanto na segunda operam sob esquema especial de emenda, mantendo, em alguns casos, o padrão de dias úteis.
Já no sistema sobre trilhos, as linhas terão intervalos adaptados ou recalibrados nesta segunda-feira, com maior frequência nos horários de pico. Na terça, passam a operar com grade típica de feriado. As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda mantêm intervalos médios de oito minutos na segunda-feira e adotam operação semelhante à de domingo no feriado.
O VLT da Baixada Santista também terá mudanças ou modificações na programação. Na segunda-feira, a Linha 1 opera com intervalos entre 7 e 8 minutos nos horários de maior demanda, enquanto a Linha 2 funciona das 9h às 15h. Já na terça-feira, a Linha 1 segue a grade de domingo e a Linha 2 não terá circulação.
Com o aumento esperado no fluxo ou na movimentação , especialistas recomendam planejamento antecipado e atenção redobrada nas vias urbanas e rodovias durante todo o período.





