No ano em que se celebrou os 185 anos de emancipação política de Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal desenvolveu diversas ações e intervenções em todo o município com o objetivo de melhorar as condições de vida da população. Polo regional para o Sudoeste Baiano e Norte de Minas Gerais, a cidade se aproxima dos 400 mil habitantes com desafios para crescer de forma sustentável, garantindo a qualidade de vida de todos. E o Governo Municipal segue atuando diariamente com obras, ações e serviços para manter Conquista como a cidade mais segura e a melhor para se viver na Bahia, um exemplo para o Nordeste e para todo o Brasil.
Educação
Os investimentos na Educação, no presente e no futuro dos jovens conquistenses, foram uma das prioridades do Governo Municipal no ano de 2025. No mês de novembro foi alcançada a expressiva marca de 100 escolas revitalizadas desde 2021, das quais, 11 delas em 2025, abrangendo as zonas rural e urbana. O número solidifica o compromisso da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com a qualidade do ensino em todo o território de Conquista, garantindo melhores condições para os profissionais da Educação, para os mais de 40 mil alunos matriculados em toda a rede e para seus familiares.
- Escola Municipal Zulema Cotrim…
- 100ª unidade escolar totalmente revitalizada pelo Governo Municipal
- Centro Municipal de Formação Educacional Professor Raymundo Vianna
Outros destaques ficam para a criação do Prêmio EducAção Conquista, com o objetivo de valorizar e incentivar o desempenho dos profissionais da educação, alunos e escolas da rede municipal de ensino que demonstrarem avanço e melhoria nos resultados educacionais; a aprimoração do processo de eleição para diretores e vice-diretores das unidades de ensino, ampliando a participação tanto de candidatos quanto da comunidade escolar, democratizando ainda mais o pleito; a inauguração do Centro de Formação Educacional Professor Raymundo Vianna, voltado para a formação contínua dos professores e profissionais de educação; além do desenvolvimento de estratégias para melhorar índices da Educação em avaliações estadual e nacional.
Saúde
O ano de 2025 consolidou-se como um marco na infraestrutura da Saúde de Vitória da Conquista, com 35 unidades recebendo intervenções diretas. Entre os destaques, a entrega das novas unidades de saúde dos bairros Patagônia (Unidade de Saúde da Família Dr. Onildo Filho) e Ibirapuera (Unidade de Saúde da Família Dr. João Mello) e reformas estruturantes em unidades de bairros como São Vicente, Aparecida e diversas localidades da zona rural, a exemplo de Boqueirão.
- Dr. Onildo Pereira de Oliveira Filho
- Unidade de Saude da Família Dr. João Melo Filho
Atualmente, o município mantém o ritmo de crescimento com sete grandes obras em andamento, incluindo a construção do Serviço Especializado de Atenção à Mulher e a Infância (Seami), de mais três unidades de saúde nos bairros: Jardim Valéria, Vila Elisa e Lagoa das Flores, da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) municipal e dois novos Centros de Atenção Psicosocial (Caps), garantindo que a modernização da rede alcance todas as regiões da cidade e do campo.
Para além das obras, a saúde municipal avançou em acesso e humanização com a contratação de 80 novos médicos para a Estratégia de Saúde da Família e a implementação do horário estendido de segunda a sexta-feira das 17h às 22h, reduzindo drasticamente a pressão sobre os pronto-atendimentos hospitalares. Programas itinerantes como o Saúde em Todo Lugar levaram assistência multiprofissional à zona rural, enquanto o Facilita Saúde desburocratizou o acesso aos serviços especializados.
O ano encerra também com saltos na gestão e vigilância em saúde com destaque para ações de enfrentamento à dengue a partir de ferramentas tecnológicas, como as ovitrampas, que contribuíram para a diminuição do índice de infestação predial do aedes Aegypti, inaugurações do Centro de Vigilância em Saúde e da nova sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), e a informatização completa da Atenção Primária, conectando dados e agilizando o cuidado com o cidadão.
A Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa), órgão vinculado à SMS, responsável pela fiscalização, investigação e proteção do consumo de alimentos e medicamentos, além da regulamentação dos serviços de saúde ofertados à população, também teve uma forte atuação em 2025. O órgão realizou a apreensão e inutilização de 8.800 kg de produtos alimentícios vencidos, adulterados ou estragados, dos quais, 1560 kg de carne. No mesmo período, foram emitidos 5.500 documentos, entre alvarás, autos, relatórios e licenças.
Os dados reforçam o compromisso e o trabalho de proteção da população de Vitória da Conquista. Trata-se de um trabalho árduo e complexo, mas que tem gerado resultados positivos — contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e o crescimento do município. O ano também marcou a inclusão da autorização para Comércio de Alimentos em grandes eventos no portal Tudo Fácil, além da entrega do novo kit de fardamento – com jaquetas, coletes e crachá – elevando a identificação e a segurança dos técnicos da Visa em campo.
Desenvolvimento Social
O ano de 2025 foi marcado por avanços significativos nas políticas de assistência social, habitação de interesse social, segurança alimentar e direitos humanos, com iniciativas que impactaram diretamente a vida da população, com foco especial nos grupos em situação de maior vulnerabilidade social. Neste ano, a Prefeitura investiu na requalificação das estruturas das Unidades de Atendimento, na ampliação e no aprimoramento dos atendimentos à população e na promoção de ações estratégicas voltadas à garantia de direitos essenciais e à promoção dos direitos humanos.
- Suas na Comunidade
Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou cerca de 80 mil atendimentos em diferentes serviços e equipamentos vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (Suas). Um dos principais destaques foi o programa Suas na Comunidade, que ampliou a presença da política de assistência social em territórios mais distantes ou com maiores índices de vulnerabilidade. Somente em 2025, foram realizadas 25 ações do programa, sendo oito em condomínios do Minha Casa, Minha Vida e 17 em comunidades rurais, incluindo povoados, distritos e comunidades quilombolas.
O impacto da iniciativa rendeu reconhecimento nacional: o Suas na Comunidade venceu o Prêmio Simone Albuquerque, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), na categoria Intersetorialidade e Interseccionalidade no Suas, destacando a capacidade do programa de integrar políticas públicas e alcançar territórios de difícil acesso.
Em 2025, a Prefeitura entregou três importantes obras de requalificação de unidades da assistência social, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais do Suas e mais qualidade no atendimento à população.
- Creas de Bate-Pé
- Cras Jardim Valéria
Na zona rural, foram requalificados o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Rural de Bate-Pé (Creas Rural – Bate-Pé) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Rural, ambos localizados no distrito de Bate-Pé. As unidades passaram por manutenção estrutural, pintura e novo paisagismo. O Creas passou a contar com salas de atendimento individualizadas e espaço adequado para acolhimento de crianças com brinquedos, enquanto o SCFV ganhou novas salas de oficinas e reuniões, ampliando a oferta de atividades, incluindo oficinas de música.
Cultura
A cultura de Vitória da Conquista teve um marco com a edição 2025 do Arraiá da Conquista. Realizado pela primeira vez no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, para garantir mais conforto e segurança a um público cada vez maior, a festa atraiu cerca de 200 mil pessoas nos cinco dias de festa além das atrações na Praça Nove de Novembro e nos 11 distritos. Com grandes nomes da música nacional e local, como João Gomes, Lauana Prado, Mastruz com Leite, Edigar Mão Branca, o evento movimentou a economia da cidade com hotéis, restaurantes, bares e demais serviços, posicionando Vitória da Conquista como um dos principais destinos no período de festejos juninos, fortalecendo ainda mais a economia e o potencial turístico da cidade.
O ano marcou também a aquisição da Carreta da Cultura, um palco itinerante que promove a democratização do acesso à cultura em todo o município. Com 30m² de palco, camarim climatizado, banheiro e frigobar, a Carreta proporciona um espaço adequado para as apresentações de diversas linguagens artísticas. O equipamento tem acessibilidade, com um elevador e escada aviônica para garantir o acesso a cadeirantes. Há, ainda, uma sala técnica para som e iluminação. A Carreta é equipada com gerador de energia, o que garante seu funcionamento mesmo em áreas rurais sem acesso à eletricidade.
A Prefeitura Municipal realizou a 7ª edição do Conquista Moto Rock, evento tradicional que faz parte do calendário oficial de eventos do município, e a 15ª edição do Festival Suíça Bahiana. E, como não poderia faltar, a tradição do Natal Conquista de Luz se mantém, levando a iluminação natalina que encanta a todos não só para a Praça Tancredo Neves, mas também para o Parque Lagoa das Bateias e distritos rurais.
- Carreta da Cultura
- Conquista Moto Rock 2025
- 15ª edição do Festival Suíça Baiana
E para garantir a preservação da cultura e da memória da cidade, o Governo Municipal oficializou o tombamento de cinco imóveis históricos que passam a integrar o acervo do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. A sede da Prefeitura Municipal (batizado como Palácio da Joia do Sertão Baiano), o edifício da Antiga Câmara de Vereadores (atual Memorial Manoel Fernandes de Oliveira), a Casa das Artes (antiga Biblioteca José de Sá Nunes), o Solar dos Fonsecas e o Solar dos Ferraz foram reconhecidos como bens de interesse cultural e histórico.
- Palácio da Joia do Sertão Baiano
- Edifício da Antiga Câmara de Vereadores (atual Memorial Manoel Fernandes de Oliveira)
- Casa das Artes (antiga Biblioteca José de Sá Nunes / atual Centro de Convivência do Idoso)
Infraestrutura
O trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) é fundamental para o planejamento, execução e fiscalização de obras e projetos de infraestrutura no município. Dentre as ações da pasta, destacam-se a realização de levantamentos topográficos, o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e complementares (estruturais, hidráulicos, elétricos, entre outros), a elaboração de orçamentos técnicos e fiscalização da execução das obras. A Seinfra também se encarrega da montagem e condução do processo licitatório, assegurando transparência e eficiência na contratação de serviços e obras públicas.
Além das grandes obras, são feitas manutenções e intervenções pontuais em vias públicas e canais de drenagem, garantindo uma resposta rápida e eficiente às demandas que exigem recuperação imediata. No que se refere ao urbanismo, ela é responsável por promover a execução de pesquisas e programas voltados ao planejamento urbano e regional. Essas iniciativas visam garantir o ordenamento urbano, o cumprimento das legislações vigentes e o desenvolvimento sustentável do município.
- Unidade de Saúde Dr. Onildo Pereira de Oliveira Filho
- Unidade de Saude da Família Dr. João Melo Filho
- Visita às obras da UPA
Ao longo do ano de 2025, a Seinfra esteve presente em obras que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do município, garantindo melhor qualidade de vida para a população com acesso a serviços de saúde, saneamento, áreas de lazer e convivência, asfalto e macrodrenagem. Destacam-se as Unidades de Saúde da Família Dr. Onildo Pereira de Oliveira Filho, no bairro Patagônia, e a Dr. João Melo Filho, no bairro Ibirapuera, além da continuidade das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Municipal no bairro Brasil e serviços de manutenção em outras unidades de todo o território da cidade.
O trabalho de asfaltamento e melhorias nas estruturas das vias da cidade foi constante, com destaque para a Avenida Brumado, Jardim Guanabara, Panorama e Miro Cairo. A Seinfra também atuou na entrega de diversas praças em toda a cidade, além de prestar apoio a diferentes secretarias com reparos, estudos e relatórios.
- Miro Cairo
- Av. Brumado
- Jardim Guanabara
- Panorama
A Coordenação de Urbanismo emitiu mais de 8 mil documentos ao longo de todo o ano, com destaque para 2.636 Alvarás de Funcionamento e 769 Alvarás de Construção. Vinculada à Coordenação, a Gerência de Fiscalização de Obras realizou mais de 5 mil atendimentos, entre processos de vistoria, autos de infração, embargo e interdição, atendimento a reclamações da população, entre outros.
Políticas para Mulheres
O compromisso com a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres é um dos pilares da Administração Municipal. Por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), a Prefeitura intensificou o enfrentamento à violência de gênero, ampliou a oferta de serviços e consolidou iniciativas de qualificação profissional e autonomia financeira para mulheres em áreas urbanas e rurais da cidade.
Durante todo o ano, a secretaria manteve atendimento presencial no Crav, de segunda a sexta, das 7h às 17h, com acolhimento psicológico, social e jurídico para mulheres em situação de violência além de atendimentos itinerantes. Ao longo de 2025, centenas de mulheres participaram de cursos, oficinas e mentorias voltadas à capacitação profissional tanto para aquelas que desejam iniciar um negócio quanto para quem já empreende e deseja impulsionar as atividades , garantindo mais ferramentas para a independência e dignidade das cidadãs conquistenses.
- Uma das oficinas realizadas na Sala da Mulher Empreendedora
- Oficina de Licores Gourmet
- Curso de defesa pessoal para mulheres
Destacam-se os projeto “Filhas de Dandara”, de apoio à empregabilidade e ao empreendedorismo de mulheres negras no município; “Um dia que inspira o futuro”, que levou 10 adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) para atividades que as estimularam a almejarem posições de liderança e de destaque em diferentes áreas profissionais; e a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma iniciativa internacional para promoção de respeito, igualdade e enfrentamento de todas as formas de violência de gênero. O município aderiou ao Instituto Banco Vermelho, tornando-se o primeiro da Bahia a integrar a campanha que simboliza o sangue derramado das mulheres vítimas de violência e busca a meta de “Feminicídio Zero”.
- Danyellen, do Nuca, com a prefeita Sheila Lemos
- Atividades da campanha…
- “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”
Desenvolvimento Econômico
Vitória da Conquista apresenta uma vocação para o comércio desde o período de emancipação, ainda no século XIX, por conta de sua localização geográfica. O entroncamento rodoviário permite que um grande fluxo de pessoas e mercadorias circulem pela região da cidade. O aeroporto Glauber Rocha também possibilita que milhares de pessoas desembarquem na cidade durante todo o ano, afirmando a posição de Vitória da Conquista como um portal para a região Nordeste. A cidade tem buscado diferentes formas de oferecer dinamismo à economia, investindo em inovação digital, desburocratização e desenvolvimento sustentável.
No ano de 2025, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Smde) desenvolveu diferentes ações para fomentar a economia local com empreendedorismo, qualificação profissional, turismo e economia solidária. A Sala do Empreendedor, por meio de parcerias, ofereceu o “Checkup Day Empresarial”, com orientações para empreendedores locais, participou do “Conquista Beauty Brasil”, evento voltado a profissionais do ramo da beleza, entre outras ações voltadas para a geração de emprego e renda no município.
- Check-up Day Empresarial
- Conquista Beauty Brasil
- Estande no FIB 2025
- Revista “Venha conhecer e viver essa Conquista!”
A Coordenação de Turismo promoveu um encontro com representantes do trade turístico da cidade, para discutir o potencial turístico da região, ouvir as demandas e sugestões do setor, num esforço para alinhar as políticas públicas voltadas ao turismo. Também foi discutida a Rota Turística dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista, além do lançamento da revista “Venha conhecer e viver essa Conquista!” no Festival de Inverno Bahia, que apresenta as potencialidades locais com o objetivo de atrair mais visitantes, por meio do turismo e da economia, especialmente nos setores de negócios, gastronomia, esporte e religião. A versão digital pode ser acessada AQUI.
Já a Coordenação de Juventude promoveu diversas ações voltadas para a integração dos jovens conquistenses, ampliando as oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico, cultural, emocional, entre outras competências. O Projeto Conquistar, lançado em abril, ofereceu uma oportunidade gratuita a jovens estudantes da rede pública de se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e já tem colhido frutos com a aprovação em importantes vestibulares. Já a Caravana da Juventude levou serviços sociais e de saúde à população de diferentes bairros.
- Aula itinerante do Projeto Conquistar
- Ação da Caravana da Juventude
- Revisão gratuita do Enem
Serviços Públicos
Atuando em várias frentes para garantir a limpeza e a ordem em toda a cidade, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) operou com diversas equipes envolvidas nos serviços de mutirão de limpeza, poda de árvores, limpeza de feiras livres, canais pluviais, manutenção de áreas verdes, cemitérios, fiscalização de comércio e outras ações que contribuem para a saúde e bem-estar da população.
Em 2025, foram coletadas aproximadamente 100 mil toneladas de diferentes tipos de resíduos, desde a coleta de lixo nas zonas urbana e rural, passando por resíduos da construção civil com coleta e transporte de entulhos provenientes de pontos de entrega voluntária (PEV) , Operação Cata-Bagulho, além das fiscalizações e autorizações realizadas pela Gerência de Posturas.
A Sesep também atuou na Iluminação Pública, ampliando a cobertura do programa Brilha Conquista. O programa foi ampliado para incluir pequenos povoados da Zona Rural, garantindo que 100% do parque de iluminação do município esteja ativo, proporcionando maior segurança e conforto à população.
A Gerência de Posturas também se destacou, realizando mais de 10 mil atendimentos que abarcam vistorias para alvarás de funcionamento e autorizações de eventos e publicidades. Em relação à organização das feiras livres, especialmente a Ceasa e outras iniciativas em bairros como Alto Maron e Bairro Brasil, houve um esforço adicional na organização e manutenção dos espaços.
- Brilha Conquista chega ao…
- … loteamento Laje Grande
Mobilidade Urbana
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) realizou uma série de ações, por meio das suas diferentes coordenações e gerências, visando garantir a qualidade e produtividade dos serviços de transporte, trânsito, além das melhorias das vias públicas de Vitória da Conquista.
Foram implantados binários em diferentes localidades, promovendo maior fluidez e segurança no trânsito, assim como a substituição de 453 placas de sinalização em diversas vias da cidade e instalação e/ou substituição de 246 colunas para fixação. Além disso, a Semob realizou 242 intervenções voltadas à melhoria da sinalização horizontal, especialmente faixas de pedestres e lombadas próximas a escolas e creches. Também foram feitas palestras, eventos educacionais e blitz educativas ao longo de todo o ano, para a educação e conscientização de condutores e pedestres.
- Implantação de binário nas ruas São Borja e Caxias do Sul, no bairro Patagônia
- Palestra sobre trânsito em escolas
- Ação da Semana Nacional do Trânsito
No transporte coletivo, um dos destaques ficou para a linha especial ligando o Centro da cidade ao início da Serra do Marçal, que opera com ônibus articulado e fomenta o turismo para quem deseja apreciar a paisagem local e saborear iguarias típicas da região, como a famosa “Pamonha do Marçal”.
Meio Ambiente
Vitória da Conquista se destaca pelos indicadores de segurança, desenvolvimento econômico, eficiência na gestão, dentre muitos outros que garantem o bem-estar dos moradores da terceira maior cidade da Bahia. Nesse sentido, o cuidado com o meio ambiente e a ampliação de espaços de lazer e convivência para a população têm sido um carro-chefe da Prefeitura Municipal nos últimos anos.
No mês de fevereiro, a Prefeitura Municipal lançou, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o programa Conquista Mais Verde, com o objetivo de realizar o plantio de árvores em áreas degradadas, em praças públicas e outros espaços do município sugeridos pela população. Até o momento, foram produzidas 9.456 mudas e houve o plantio de 1.314 mudas em diferentes áreas do município. A distribuição para a comunidade foi igualmente expressiva, totalizando a doação de 7.224 mudas. O projeto foi inserido no Mapeamento de Iniciativas Climáticas Urbanas no Brasil (GeoReduz), uma plataforma de reconhecimento nacional e internacional para boas práticas ambientais.
Já o Castramóvel, unidade móvel do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), ultrapassou a marca de duas mil castrações gratuitas em gatos e cães machos do município. Inaugurado em 2024, o equipamento democratiza o acesso a cirurgias de animais, tendo visitado cerca de 50 localidades das nas zonas urbana e rural de Vitória da Conquista.
- Henriqueta Prates
- Cabeceira do Jiboia
- Urbis V
- Murilão
Somente em 2025, foram entregues onze praças na cidade, dentre elas a revitalização da Praça CEU J. Murilo, duas praças no Bruno Bacelar e uma no distrito de Bate-Pé. As entregas oferecem espaços de lazer, convivência, atividades físicas e contato com a natureza para toda a população além de beneficiar a flora e a fauna locais.
- Praça CEU J. Murilo
- Praça Novo Olhar
- Praça de Bate-Pé
Desenvolvimento Sustentável
Pensar no crescimento de uma cidade envolve não apenas o desenvolvimento econômico. Uma das preocupações norteadoras do Governo Municipal é o crescimento com justiça social, que envolve não apenas a melhora das condições de vida da população, mas também uma preocupação com todo o meio ambiente.
Levando em conta as mudanças climáticas que têm afetado todo o planeta, Vitória da Conquista é um dos municípios brasileiros mais comprometidos com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com o propósito de erradicar a pobreza, proporcionar vida digna e garantir um desenvolvimento sustentável para as pessoas e o meio ambiente até o ano de 2030.
- 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia
- Lançamento Rede Municípios ODS
Em abril, o município recebeu o 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia, que reuniu representantes do Brasil e da comunidade internacional com painéis e oficinas para a construção de parcerias e estratégias visando alcançar os objetivos propostos. Neste mesmo evento, a prefeita Sheila Lemos sancionou a Lei Municipal nº 2.979/2025, que dispõe sobre a incorporação dos ODS à administração pública municipal, assegurando o alinhamento das ações governamentais às metas estratégicas que impulsionam o desenvolvimento harmonioso das esferas social, econômica e ambiental em benefício da população conquistense.
Já no mês de outubro, Vitória da Conquista promoveu o lançamento e adesão da Rede de Municípios ODS Bahia-Minas: Governos locais em conexão para um desenvolvimento sustentável, pensada para compartilhar experiências para a elaboração de políticas públicas adequadas à realidade de cada um dos municípios.
Novas Secretarias
Tendo em mente modernização e otimização da gestão das políticas públicas municipais, adequando a estrutura organizacional aos desafios que se impõem à administração pública, o Governo Municipal criou duas novas secretarias, além de duas secretarias especiais, fomentando uma gestão urbana mais integrada e eficiente.
A Secretaria Municipal de Esportes (SME) foi pensada para ampliar as possibilidades de investimentos e políticas públicas, por meio de projetos e programas que buscam desenvolver as práticas esportivas, consideradas importantes para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população. Além disso, o esporte é também fonte de desenvolvimento econômico, pois contribui com a geração de emprego e renda no município.
A SME atuou na manutenção das praças esportivas da cidade, como a manutenção e conservação do gramado do Estádio Lomanto Júnior e conclusão da iluminação do Estádio Edvaldo Flores. Durante todo o ano, a SME promoveu e apoio diferentes competições esportivas, garantindo também a participação e integração de pessoas com deficiência.
- Final do Campeonato da Zona Rural
- Atletismo para Deficientes Visuais
- Vila Esportiva…
- da Lagoa das Bateias
A Vila Esportiva José Maria Nogueira Arêas, localizada no Parque Lagoa das Bateias, comemorou um ano de inauguração como um dos principais espaços de lazer de toda a cidade, recebendo atletas amadores, famílias e turistas para a prática de atividades físicas, piqueniques e uma variedade de atividades.
Já a Secretaria Especial de Transformação Pública foi criada para promover e coordenar estudos e discussões sobre a transformação do Estado, por meio de medidas sobre organização administrativa, servidores, empregados, tecnologia e prestação de serviços públicos. Também cabe a esta secretaria propor e coordenar projetos e iniciativas destinados à simplificação administrativa, à eficiência, à efetividade da prestação dos serviços públicos e à ampliação da capacidade estatal.
- Aplicativo Sefin
- Moradora vota pelo celular no Governando com as Pessoas
Destacam-se a implementação e aprimoramento de sistemas estratégicos como Governando com as Pessoas, VôAli, evolução do Conecta Conquista, reestruturação da infraestrutura tecnológica, incluindo mudança do Data Center para novo espaço, entre outras.
Segurança
Outra nova pasta instituída em 2025 foi a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SMSP), na qual a Guarda Municipal e a Defesa Civil passam a ficar subordinadas. A lei que criou a SMSP também instituiu o Fundo Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Fumsep), o Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Conseg), e o Observatório Municipal de Segurança Pública (Osep-Municipal).
- Ato de sanção da lei…
- que instituiu a SMSP
A nova secretaria e sua estrutura permitirá ao Executivo Municipal ampliar e qualificar tanto a formulação das políticas públicas de segurança quanto o acompanhamento e participação transparente da sociedade civil. Cidade mais segura da Bahia pelo terceiro ano consecutivo, dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Vitória da Conquista conta agora com mais uma ferramenta para assegurar o bem-estar de sua população.
Gestão
O cuidado com todos os aspectos da Administração Pública também foi um marco do Governo Municipal em 2025, com práticas de boa gestão e transparência, cuidado com os servidores e fomento à participação popular.
O ano começou com a posse de 150 novos servidores oriundos do primeiro concurso geral realizado pelo município em mais de dez anos, e este número cresceu com convocações subsequentes ao longo dos meses, deste e de outros concursos. Reforçando o quadro de servidores, a Prefeitura garante a continuidade de serviços essenciais a toda a cidade, reafirmando o compromisso em cuidar das pessoas de Conquista.
- Posse dos novos servidores público municipais em fevereiro
- Nova sede…
- do Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (Nast)
- Premiação da 1ª Turma do Líderes de Valor
Outras ações foram voltadas à melhora na qualidade de vida dos funcionários que já compõem o quadro da Administração Municipal, e capitaneadas pela Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), como o reajuste nos salários, o lançamento da Vila do Servidor, além de iniciativas como o Programa Felicidade Interna do Servidor (FeliS), a nova sede do Núcleo de Atenção à Saúde e de Segurança no Trabalho (Nast), o programa Líderes de Valor, focado no desenvolvimento de habilidades de planejamento, gestão e liderança inspiradora, e o lançamento da Universidade do Servidor de Vitória da Conquista (UniVC).
Transparência
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção (STPC), também foi reconhecida mais uma vez pelas boas práticas na transparência pública, mantendo sua posição de destaque no tema em relação à Bahia. A premiação foi divulgada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), levando em conta os resultados do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que avalia os indicadores de Transparência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Conquista foi contemplada novamente com o Selo Ouro, mantendo o resultado obtido em 2024.
Também neste ano, Vitória da Conquista aderiu pela segunda vez ao Programa Time Brasil, uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), que tem como objetivo apoiar estados e municípios na implementação de ações voltadas ao fortalecimento da integridade pública. Isso garantiu ao município o suporte técnico da CGU e o acesso a materiais de referência, guias, modelos normativos, capacitações e soluções que auxiliam na execução das ações previstas.
O ano marcou ainda o maior número de acessos já registrados na história pelo Portal da Transparência. De janeiro a dezembro, a página contabilizou 137.448 acessos, mais que dobrando o número de acesso em relação a 2022, quando foram registrados 63.267 acessos. A Corregedoria-Geral do Município chegou a 69 processos encerrados, além de 42 processos em tramitação.
Já a Ouvidoria Geral, que é responsável por receber e encaminhar as manifestações de usuários dos serviços públicos, recebeu, de 1º de janeiro a 26 de dezembro de 2025, 4.735 manifestações da população, entre elogios, orientações, reclamações, denúncias, sugestões e solicitações. Trata-se de um crescimento de 52% em relação a 2024, quando foram registradas 2.491 manifestações. Ao todo, 95% foram concluídas e as demais estão em andamento, com tempo médio de resposta de 24 dias.
- Lançamento do 1º Plano Municipal de Governo Aberto
- Audiência Pública do PPA
Dentre outras ações de destaque em relação às boas práticas de gestão públicas estão a implementação do 1º Plano de Ação em Governo Aberto de Vitória da Conquista, único município da região Nordeste a participar da Open Government Partnership (OGP), uma iniciativa internacional que incentiva práticas de governo aberto.
Também em 2025, Vitória da Conquista aderiu à Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada – resultado da ação do Governo Municipal, por meio da STPC. Com isso, o município se tornou o primeiro ente baiano da federação a fazer parte desta Rede, cujo objetivo é fomentar e uniformizar a aplicação da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), nos três níveis da federação.
Segov
Houve também a realização de audiências públicas populares, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), para discutir o Plano Plurianual (PPA) referente ao quadriênio 2026-2029. O Plano Plurianual é o documento que trata das diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública, sendo válido por quatro anos. A ferramenta é elaborada por meio de um trabalho coletivo entre diferentes secretarias e setores do Governo Municipal, aberto também à colaboração da sociedade civil.
Desenvolvimento Rural
Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), a Prefeitura de Vitória da Conquista investiu, em 2025, mais de R$ 20 milhões em ações e serviços com o objetivo de atender as demandas da Zona Rural, garantir incentivos a produtores e a geração de emprego e renda para a mulher e o homem do campo.
- Abastecimento de água às comunidades da Zona Rural
- Dia de Campo do projeto Citrus do Futuro
- 16º Encontro Nacional do Café
Durante todo o ano, foram realizados serviços de abertura e manutenção de estradas vicinais nos 11 distritos e mais de 300 povoados, além da limpeza de aguadas, instalação de sistemas de chafarizes, abastecimento de água em diversas localidades, desenvolvimento de projetos nas áreas de fruticultura, distribuição de sementes e mudas, inseminação artificial de caprinos e bovinos, além de apoio técnico. A equipe da SMDR também participou de feiras e eventos em busca de mais conhecimentos e novas tecnologias para aplicar na zona rural.
Defesa Civil
Em 2025, a Defesa Civil de Vitória da Conquista realizou nada menos que 782 atendimentos, sendo 482 na Zona Rural e 300 na Zona Urbana. E o trabalho se deu nas mais diversas frentes, a exemplo em atendimentos nos períodos de chuva, em acidentes que atingiram imóveis, em atividades educativas sobre a prevenção de acidentes, abastecimento de água, entre outros.
Para se ter uma ideia, somente a Operação Carro-Pipa, coordenada pela Defesa Civil Municipal, atendeu mensalmente, com abastecimento de água, cerca de 11 mil famílias de 181 localidades da zona rural, totalizando aproximadamente 80 milhões de litros d’água durante o ano.
Guarda Municipal
Mais um ano se encerra e Vitória da Conquista segue como a cidade mais segura da Bahia, e a melhor para se viver em todo o estado. Estes níveis de segurança e bem-estar são resultado de um trabalho constante do Governo Municipal, com apoio da Guarda Municipal, cuja atuação transcende a proteção patrimonial básica, mostrando-se como força essencial no policiamento preventivo, comunitário e na articulação intersetorial.
No período de janeiro a dezembro de 2025, a GMVC registrou um total de 2.853 ocorrências e atendimentos, resultando em uma média operacional aproximada de 237 registros mensais. A concentração de atendimentos seguiu a dinâmica dos centros comerciais e áreas de grande circulação de pessoas. O bairro Centro lidera as estatísticas, seguido por áreas de interesse ambiental e residencial denso.
Para 2026, o Governo Municipal seguirá fortalecendo as políticas públicas nas diferentes áreas que afetam diretamente o dia a dia e a qualidade de vida da população, garantindo que conquistenses e conquistados mantenham o orgulho e a confiança de viverem na melhor e mais segura cidade da Bahia.




































































































