Com a proximidade das festas de fim de ano, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lançou a campanha “Neste Natal, faça o bem circular”. Doe sangue!”, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população para a doação voluntária de sangue. A iniciativa busca reforçar os estoques durante um período historicamente marcado pela queda no número de doadores e pelo aumento da demanda nas unidades hospitalares da capital e do interior do estado.
De acordo com a Hemoba, em dezembro a redução nas doações ocorre em razão dos feriados, festas natalinas, férias escolares e viagens. Paralelamente, o fluxo intenso nas estradas eleva o risco de acidentes de trânsito, o que aumenta a necessidade de transfusões sanguíneas. Atualmente, quase todos os tipos sanguíneos encontram-se em nível crítico com estoque inferior a três dias de atendimento , com exceção dos tipos B positivo e AB positivo e negativo.
Para a diretora de Hemoterapia da Hemoba, Rivânia Andrade, o período exige atenção redobrada. “Historicamente, o final de ano é um dos mais desafiadores para a manutenção dos estoques de sangue, em razão da redução no número de doadores. Ao mesmo tempo, é um momento de refletir sobre solidariedade, cuidado e amor ao próximo. Cada bolsa doada representa esperança para pacientes que lutam pela vida. É um presente que não se compra”, destaca.
Onde doar em Salvador
Na capital baiana, a unidade móvel de coleta (Hemóvel) estará no Salvador Shopping, de 18 a 30 de dezembro, das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço. O serviço não funcionará aos domingos, nem nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2026.
O posto temporário no Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de dezembro, exceto nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2026, das 9h às 18h, também com intervalo para o almoço. Já nos dias 24 e 31 de dezembro, em Salvador, funcionarão apenas a sede da Hemoba, das 7h30 às 12h30, e o posto temporário, das 9h às 14h.
Atendimento no interior
No interior do estado, as 21 unidades de coleta estarão fechadas apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2026. Nos demais dias, o atendimento ocorrerá em horário habitual. Informações detalhadas sobre endereços e horários podem ser consultadas no site oficial da Hemoba: https://www.ba.gov.br/hemoba/onde-doar.
Horários das principais unidades em Salvador
- Hemocentro Coordenador: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30; sábados, das 7h30 às 16h30
- Hospital do Subúrbio: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30
- Hospital Ana Nery: terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
- Hospital Roberto Santos: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
- Hospital Santo Antônio (OSID): segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h
Critérios para doação
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, enquanto pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, nem fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento. Também é indispensável ter dormido ao menos seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Com a campanha natalina, a Hemoba reforça o convite à população baiana para que transforme o espírito de solidariedade em um gesto concreto capaz de salvar vidas.






