Durante a sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a vereadora e delegada Dra. Gabriela Garrido fez um balanço positivo das ações do seu mandato, denominado “Guardiões da Infância”, que tem se destacado por iniciativas voltadas à proteção de crianças, à segurança pública e ao fortalecimento das políticas sociais no município.
A parlamentar iniciou sua fala ressaltando o êxito das atividades do programa “Guardiões da Infância”, agradecendo à Prefeitura Municipal, às escolas particulares e a toda rede de proteção à infância pela parceria e engajamento nas capacitações promovidas. “O salto foi muito positivo. Temos que agradecer a toda a rede que abraçou o evento, bem como às escolas particulares que compareceram para se capacitar. Lançamos o desafio de, nos próximos seis meses, levar esses multiplicadores para a nossa rede municipal e, futuramente, também para a rede estadual”, destacou a Vereadora e Delegada Dra. Gabriela Garrido.
Ações na área de segurança pública
A Vereadora e Delegada Dra. Gabriela Garrido também relatou uma importante reunião com o novo comandante da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Lins, com quem discutiu questões relacionadas ao aumento de furtos, arrombamentos e à presença de usuários de drogas e andarilhos no centro da cidade.
“Fui conversar com o Major Lins sobre um problema que chegou ao gabinete virtual, e ele nos atendeu prontamente. As rondas foram intensificadas, e, em conjunto com a Prefeitura, foi realizado o cadastro e o atendimento social dessas pessoas em situação de vulnerabilidade”, explicou a vereadora e delegada Dra. Gabriela Garrido.
A Vereadora e Delegada Dra. Gabriela Garrido também informou que recebeu denúncias de comerciantes da feira da Patagônia sobre a ausência da Guarda Municipal no local. “Solicitamos ao comandante da Guarda o retorno desse suporte, e estamos diligenciando sobre isso”, afirmou a vereadora e Delegada Dra. Gabriela Garrido.
Fiscalização na área da saúde
Outro tema abordado foi o funcionamento das emergências dos hospitais Unimed e São Vicente, que, segundo denúncias recebidas, têm apresentado dificuldades no atendimento.
A parlamentar disse ter conversado com a secretária municipal de Saúde, Fernanda Marom, que esclareceu que os hospitais funcionam como portas de entrada para emergências municipais, mediante contratos com a Prefeitura.
“Argumentei que esses contratos precisam ser fiscalizados e que os serviços devem ser bem prestados à população”, disse a Vereadora e Delegada Dra. Gabriela Garrido. A secretária informou ainda que quatro postos de saúde básica funcionam em horário estendido para atender a população e reduzir a demanda nos hospitais, informação divulgada também nas redes da Vereadora e Delegada Dra. Gabriela Garrido.
Sustentabilidade e participação popular.
A Vereadora e Delegada Dra. Gabriela Garrido aproveitou a ocasião para reforçar o convite à população para participar da consulta pública do Plano Municipal de Arborização Urbana, destacando a importância da iniciativa para o meio ambiente, o conforto térmico e o paisagismo da cidade.
“Divulguei o link em minhas redes sociais e peço que todos contribuam com essa ação, que será essencial para o futuro de Vitória da Conquista”, disse a Vereadora e Delegada Dra. Gabriela Garrido.
Reconhecimento e orientações à comunidade
Durante seu pronunciamento, a parlamentar também parabenizou o novo Major Lins, os colegas vereadores em especial o vereador Dudé, pela realização da Missa do Vaqueiro e a Mesa Diretora da Câmara, pelo apoio aos eventos legislativos e culturais que têm fortalecido o papel de Vitória da Conquista como referência regional em grandes eventos.
Por fim, a Vereadora e Delegada Dra. Gabriela Garrido respondeu a uma fala de uma protetora animal, que mencionou falhas no atendimento de denúncias por parte das polícias.
A vereadora orientou que os casos sejam sempre acompanhados de registro de ocorrência e encaminhados às Ouvidorias e Corregedorias competentes, reforçando seu compromisso com a transparência e a efetividade na segurança pública.
“Sei das dificuldades e estou em constante diálogo com as forças de segurança. Major Lins e o comandante Gama têm sido solícitos, mas é fundamental que a Polícia Civil também atue com rigor nas apurações para que tenhamos a devida responsabilização dos infratores”, concluiu a Vereadora e Delegada Dra. Gabriela Garrido.
se.





