Este domingo, 12 de outubro, foi marcado por manifestações de fé e devoção em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em Vitória da Conquista, as celebrações reuniram centenas de fiéis em um dia especial dedicado à santa, com missa solene, carreata e procissão pelas ruas da cidade.
A missa festiva, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Vitor Menezes, aconteceu em frente à paróquia que leva o nome da santa e que, atualmente, passa por obras de reconstrução. O novo templo será elevado à categoria de santuário, com capacidade para acolher cerca de 600 pessoas.
Segundo o pároco Alessandro Mendonça, as comemorações começaram logo nas primeiras horas da manhã, com uma grande carreata que percorreu diversos bairros de Vitória da Conquista.
“Uma grande multidão de pessoas nos acompanhou de carro, de moto, de bicicleta, e aqueles que, das calçadas, acolheram a Virgem Maria, com certeza também estavam acolhendo o próprio Cristo”, destacou o sacerdote.
Após a missa, os fiéis seguiram em procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas da cidade, em um gesto de fé e gratidão. O momento foi marcado por cânticos, orações e demonstrações de devoção, reafirmando a importância da padroeira como símbolo de esperança e união para os católicos conquistenses.
As celebrações deste 12 de outubro reforçaram a tradição e a religiosidade do povo de Vitória da Conquista, que, ano após ano, se reúne para renovar sua fé e homenagear aquela que é considerada a “Mãe do Brasil”.