No dia 18 de outubro, a capital baiana vai receber uma iniciativa que é inédita em todo o Nordeste. Pela primeira vez, um evento de negócios da música será realizado com foco em mulheridades: a Feira Som Por Elas. Realizada pela Som Por Elas, frente de educação e selo musical da plataforma Pagode Por Elas, a feira acontece no DOCA 1, das 09h às 21h, com a proposta de debater sobre o mercado fonográfico da Bahia, além de proporcionar conexão entre as artistas e profissionais do mercado. Os ingressos já estão disponíveis no Sympla .
“A proposta da Feira Som Por Elas é colocar Salvador no radar dos eventos calendarizados de negócios da música e gerar um potencial estruturante e multiplicador em larga escala. A ideia é possibilitar parcerias, geração de oportunidades e aquecimento de novos negócios para mulheres da música baiana”, explica Joyce Melo, Diretora Executiva da Som Por Elas.
Na oportunidade, o público contará com painéis, oficinas, palestras, showcases e momentos de networking. Entre os principais nomes que compõem a programação, estão a fundadora e CEO da IDW, Potyra Lavor, as empresárias Nicole Balestro e Itala Herta, as multiartistas Lunna Montty e Léo Kret e as cantoras Joyce Alane e Nara Couto.
“Para mim, que sou artista, mulher e nordestina, é muito massa participar dessa feira, que gera essa conexão. Nós mulheres, precisamos dar as mãos umas para as outras, quando uma sobe precisa dar visibilidade para a outra também, para que ela possa subir junto. Eu estou muito animada para esse dia, eu quero conhecer gente nova e trocar experiências”, disse a cantora Joyce Alane.
Na Feira Som Por Elas acontecerá ainda uma feira empreendedora com mulheres composta por 15 stands, realizada com o apoio da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), do Governo da Bahia e, para fechar a noite, o show completo da banda Pagode Por Elas com Rai Ferreira, A Menina e Nath Brasileiro.
“Mulheres não acessam oportunidades, contatos e conhecimentos estratégicos no Music Business, sobretudo as mulheres nordestinas e baianas. Diante dos dados negativos registrados, decidimos que seríamos parte da transformação do mercado com a Pagode Por Elas e agora com a Som Por Elas também. Esse evento é um sonho que envolve muitas mãos com sede de mudanças efetivas”, finaliza Beatriz Almeida, Diretora de Projetos da Som Por Elas.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Confira a programação completa da Feira Som Por Elas:
9h
Credenciamento
9h30 às 10h30
Painel 1: Alianças poderosas entre mulheres – com Itala Herta, Léo Kret, Potyra Lavor
11h às 12h
Case Me dá uma Luz e as Redes sociais como termômetro na composição – com Joyce Alane
14h às 15h
Oficinas
Oficina de Composição – com Escrito Por Elas;
Formas de monetização na música – com Martha França;
Desenvolvimento de identidade artística – com Anne Rodrigues;
Produção de Palco – com Edmilia Barros;
15h30 às 16h30
Palestra (Re)Posicionamento de carreira – com Nicole Balestro
17h às 18h
Painel 2: Das potências às limitações territoriais em ser uma mulher baiana na indústria com – Lunna Monty, Nara Couto e Ana GB
18h30 às 19h30
Showcases
Amanda Rosa
Neftara
20h
Show Pagode Por Elas com Rai Ferreira, A Menina e Nath Brasileiro