O povoado de Pedro Alexandre, na zona rural de Barreiras, no oeste baiano, ganhou uma nova Escola Municipal de Tempo Integral, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. Com investimento de R$ 7,2 milhões da Secretaria Estadual da Educação (SEC), a unidade atenderá 460 estudantes do ensino infantil e fundamental, com idade entre 4 e 14 anos, oferecendo educação em tempo integral.
Durante a inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do empreendimento para democratizar o acesso a uma educação de qualidade. “Quando a gente constrói uma escola, ela pode servir a rico, mas o objetivo é dar oportunidade de estudar em uma escola de alto nível para quem não tem condições financeiras. Essa escola não tem uma cantina, tem uma cozinha industrial, quadra poliesportiva, auditório, laboratórios. Isso vai dar a chance dessas crianças chegarem no Ensino Médio com uma formação melhor, decente”, afirmou.
Para a moradora local Roseni Oliveira, mãe de nove filhos, a escola representa uma oportunidade de oferecer educação de qualidade à família e conciliar os cuidados domésticos. “Vai ser muito bom, né?! Essa escola era a esperança de nós todos, que moramos aqui. Estou muito feliz, graças a Deus. Com o tempo integral, ainda dá para eu fazer minhas coisas com a segurança de que os meninos estão na escola”, declarou.
O projeto pedagógico da escola prevê atividades diversificadas, com laboratórios de ciências e informática, biblioteca, auditório e quadra poliesportiva coberta, incentivando práticas esportivas e culturais. O refeitório da unidade fornecerá quatro refeições diárias aos estudantes, garantindo nutrição adequada durante a jornada escolar.
A secretária estadual de Educação, Rowenna Brito, reforçou que a iniciativa faz parte de convênios firmados entre Estado e Municípios, com o objetivo de qualificar a formação das crianças e prepará-las para apresentar bons indicadores no Ensino Médio.
Com infraestrutura moderna e proposta pedagógica inovadora, a Escola Municipal de Tempo Integral de Pedro Alexandre simboliza um avanço significativo na educação da região, promovendo oportunidades de aprendizagem de excelência para crianças do campo.