Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas para a população idosa, teve início nesta segunda-feira (15), em Salvador, a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (COESDIPI). O evento acontece no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, e segue até terça-feira (16).
Promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (SJDH), por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEPI) e da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), a conferência é coordenada pela Coordenação de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa (CAPI). A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, a conferência reúne mais de 500 participantes, entre eles, 351 delegados eleitos nas 84 etapas municipais e territoriais, além de convidados e ouvintes.
Durante sua participação, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou medidas importantes voltadas à saúde da população idosa. Ele autorizou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a firmar Termo de Cooperação Técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos provenientes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A Sesab também foi autorizada a adquirir um novo aparelho de densitometria óssea para o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI), em Salvador.
Segundo o governo estadual, a conferência representa um espaço democrático de diálogo, no qual são discutidas propostas e diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas à garantia de direitos e à melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa na Bahia.