A comercialização de carros eletrificados, sejam eles totalmente elétricos ou híbridos, registrou um aumento expressivo de 90% na Bahia em 2025. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 4.356 unidades foram vendidas no estado nos primeiros seis meses do ano, contra 2.292 no mesmo período de 2024.
O levantamento aponta que Salvador lidera com folga o ranking estadual, somando 2.262 veículos vendidos. Em seguida aparecem Feira de Santana e Lauro de Freitas, cada uma com 390 unidades, Vitória da Conquista com 275 e Camaçari com 135. Ao todo, foram 1.534 vendas a mais do que no ano anterior.
Para a ABVE, o crescimento reflete uma maior aceitação da tecnologia no estado. No entanto, a infraestrutura ainda é um desafio. “A infraestrutura que falta é nas estradas, não de carga lenta, mas de carga ultrarrápida para carregar seu carro em 10 minutos, de 20 a 80%. Conforme o estado da Bahia vai tendo aderência, não tenha dúvida de que haverá ainda mais eletropostos”, destacou Carlos Roma, diretor técnico da associação.
O avanço da frota eletrificada no estado acompanha a tendência nacional e indica um mercado cada vez mais competitivo, impulsionado por incentivos fiscais, maior variedade de modelos e a preocupação crescente com sustentabilidade.