O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta sexta-feira (25), o nome da delegada e pesquisadora em violência contra a mulher, Dra. Gabriela Garrido, como nova vereadora de Vitória da Conquista. A decisão ocorreu após recontagem dos votos das eleições municipais, culminando na anulação de 1.505 votos do candidato Natan da Carroceria, e de todos os ex-candidatos do partido Avante, por fraude à cota de gênero.
A diplomação da delegada Dra. Gabriela Garrido aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Fórum Eleitoral. A delegada Dra. Gabriela Garrido obteve 2.301 votos e passou a integrar a bancada da Câmara Municipal como integrante do Partido Verde, legenda que compõe a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB). Com sua chegada, o Legislativo municipal contará com cinco mulheres entre os 21 parlamentares o maior número de vereadoras da história da Câmara Municipal .
A nova composição da Câmara Municipal marca não apenas um avanço em representatividade feminina, mas também a ampliação da diversidade de perfis e posicionamentos políticos. A delegada Dra. Gabriela Garrido é delegada da Polícia Civil da Bahia e tem uma trajetória reconhecida no combate à violência contra a mulher, com passagem marcante pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM).
Além do trabalho na segurança pública, a delegada Dra. Gabriela Garrido é fundadora do Instituto Tear, organização voltada à defesa dos direitos de grupos vulneráveis. Sua atuação no Legislativo promete trazer novas pautas e reforçar o debate sobre direitos humanos, igualdade de gênero e segurança pública.
A entrada da delegada Dra. Gabriela Garrido na Câmara Municipal é resultado direto da atuação da Justiça Eleitoral na defesa da paridade de gênero nas eleições, reafirmando o compromisso com a legalidade e a equidade na representação política.