O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a participação da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro na audiência de acareação entre o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens, e o general Braga Netto. A sessão está marcada para as 10h desta terça-feira (26), na sede do STF, em Brasília, e faz parte da ação penal que apura a suposta trama golpista envolvendo militares e aliados do ex-presidente.
Mais cedo, o advogado Celso Vilardi, responsável pela defesa de Bolsonaro, solicitou autorização para acompanhar presencialmente a audiência. A sessão será fechada à imprensa e não contará com transmissão ao vivo.
Em resposta ao pedido, Moraes esclareceu que todas as defesas dos réus que integram o chamado núcleo 1 da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado estão autorizadas a participar da acareação, sem necessidade de requerimento prévio.
A audiência busca esclarecer contradições entre os depoimentos de Mauro Cid e Braga Netto no inquérito que apura a organização e execução de um plano para contestar o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos são investigados por suposta participação na tentativa de subverter a ordem democrática.
A presença de Cid e Braga Netto juntos no mesmo ambiente é considerada estratégica pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que esperam avançar no esclarecimento de divergências entre os relatos dos envolvidos.