Teve início no Hotel Deville Prime, em Salvador, o XVII Congresso Brasileiro de Direito do Estado, reunindo especialistas, autoridades e acadêmicos para três dias de intensos debates sobre segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública. O evento, que se consolida como um dos mais importantes do país na área jurídica, conta com a presença de renomadas figuras, como os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, e Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral.
O congresso atrai participantes de diversos estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, reforçando a relevância nacional do encontro. Além de fomentar o intercâmbio de conhecimentos jurídicos, o evento também é estratégico para a economia baiana, integrando a política pública de fortalecimento do turismo de negócios.
A Secretaria de Turismo da Bahia é uma das patrocinadoras do congresso, apostando na atração de visitantes para reduzir os efeitos da sazonalidade e ampliar a movimentação no setor. “O congresso é da área de direito, mas tem tudo a ver com turismo porque atrai pessoas de outros estados para conhecer o rico patrimônio cultural, histórico e natural da Bahia, contribuindo para movimentar os equipamentos turísticos”, destacou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, durante a cerimônia de abertura.
Como parte das ações promocionais, a Setur-BA mantém um estande no local, divulgando os principais atrativos de Salvador e das 13 zonas turísticas do estado, incentivando os participantes a estenderem sua estadia e explorarem outros destinos baianos. Em meio à programação, uma tradicional baiana, vestida a caráter, recebe os visitantes, posa para fotos e distribui fitinhas do Senhor do Bonfim, símbolo da cultura e da religiosidade locais.
O XVII Congresso Brasileiro de Direito do Estado segue até a sexta-feira (23), consolidando Salvador como um polo de grandes eventos e reforçando o papel do turismo como motor de desenvolvimento econômico para a Bahia.