Durante a solenidade de fortalecimento do cuidado materno realizada, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou avanços importantes para a saúde materno-infantil no município. O evento contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, do vice-prefeito Aloisio Alan e da subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos, que oficializaram, por meio de duas portarias, novas frentes de atuação voltadas ao atendimento de gestantes e puérperas na rede pública.
Foram instituídos o Grupo Condutor Municipal da Rede Materno Infantil de Vitória da Conquista (Rede Allyne) e o Grupo de Trabalho Multiprofissional para a Construção do Documento Orientador de Boas Práticas para o Cuidado Integral no Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde (APS). As iniciativas visam consolidar diretrizes e práticas que garantam mais qualidade, acolhimento e segurança ao acompanhamento pré-natal, parto e puerpério.
Em sua fala, a subsecretária Kalilly Lemos ressaltou a importância de um cuidado que antecede a gestação. “O preparo para a maternidade começa antes da concepção e se estende até o puerpério. É um compromisso que exige atenção contínua”, explicou. Ela também destacou que Vitória da Conquista se tornou referência na Bahia por eliminar a transmissão vertical do HIV nenhuma criança nasce mais com o vírus no município.
A prefeita Sheila Lemos enfatizou o compromisso da gestão com a saúde da mulher e da criança. “Investir no cuidado com as mães é investir no futuro. Estamos trabalhando para que cada gestante e puérpera tenha atendimento humanizado, digno e eficaz em todas as fases da gestação”, afirmou. A gestora aproveitou a ocasião para parabenizar as equipes de saúde da cidade, com destaque ao trabalho da profissional Cláudia Lima, que atualmente acompanha sua própria gestação com a chegada do pequeno Nícolas.
O evento marca mais um passo na consolidação de políticas públicas voltadas à saúde materna em Vitória da Conquista, reforçando o compromisso da administração municipal com a vida, o acolhimento e a excelência no atendimento à população feminina.