Durante o mês de outubro, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Vitória da Conquista participa de um treinamento voltado para a operação da mais nova estrutura cultural do município: a Carreta da Cultura. O curso teve início na terça-feira (14) e acontece no espaço interno do Departamento de Serviços Gerais (Deserg), reunindo servidores das áreas de eletricidade, montagem, som, operação técnica e manutenção.
A partir de novembro, a população conquistense contará com esse novo equipamento cultural, um palco itinerante que tem como objetivo fomentar, democratizar e descentralizar o acesso à arte e à cultura em todas as regiões da cidade.
A estreia oficial da Carreta da Cultura está marcada para o dia 9 de novembro, na Lagoa das Bateias, dentro da programação especial de comemoração pelos 185 anos de emancipação política de Vitória da Conquista.
Com aproximadamente 15 metros de comprimento, a carreta possui estrutura expansível, palco retrátil, camarim interno e equipamentos de som e iluminação profissional, prontos para receber apresentações de pequeno e médio porte, com capacidade para até 500 pessoas em áreas abertas.
Para o assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, o novo equipamento representa um marco para o setor cultural conquistense.
“Estamos muito impressionados com a qualidade do equipamento, desde o acabamento perfeito até o som profissional da marca JBL e o camarim confortável. O mais bonito é ver o brilho nos olhos dos servidores durante o treinamento. Eles estão com esse sentimento de pertencimento, sabendo que esse é um equipamento público, da Prefeitura, que vai ficar como legado para as próximas gerações”, destacou.
Com a chegada da Carreta da Cultura, Vitória da Conquista dá mais um passo importante na valorização da arte local e na criação de novos espaços para a expressão cultural, aproximando a produção artística dos bairros, distritos e comunidades rurais do município.