A rede de proteção à mulher ganhou um reforço importante na região Oeste da Bahia com a inauguração de um Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) da Polícia Civil, no bairro Malvão, em Santa Maria da Vitória. A unidade foi entregue neste sábado (30), durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município, e promete oferecer um atendimento especializado para vítimas de violência doméstica, sexual e patrimonial.
O Neam funcionará como um anexo da Delegacia Territorial da Polícia Civil, operando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O espaço contará com equipes multidisciplinares, incluindo advogados, psicólogos e assistentes sociais, garantindo acolhimento humanizado e suporte completo às vítimas. A estrutura dispõe de sala de investigação, serviço de psicologia, cartório e área de custódia.
Durante a inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do investimento em políticas públicas que assegurem a segurança e os direitos das mulheres. “Nós somos o segundo estado que mais investe no Brasil. O segundo em investimento em segurança pública, em estradas, em educação, em saúde, em ação social. Nosso Núcleo de Atendimento à Mulher não é só uma estrutura para a segurança, é uma política pública para que as mulheres sejam respeitadas. Corpo, rosto de mulher não será mais ameaçado, nem agredido por homem nenhum”, afirmou.
O novo núcleo é a segunda unidade da Polícia Civil com esse perfil no Oeste baiano. A região já conta com um Neam em Luís Eduardo Magalhães e uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) em Barreiras, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência de gênero.
Além da inauguração do Neam, a visita do governador também foi marcada pela entrega de investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde, esporte e educação, reafirmando o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida da população.