Como parte da programação da campanha Agosto Lilás, a Secretaria de Políticas para Mulheres promoveu nesta quarta-feira (20) um encontro especial voltado para mulheres, com o tema “Protagonize sua história: estratégias jurídicas para independência e proteção patrimonial da mulher”.
O evento abordou questões centrais sobre prevenção da violência patrimonial e destacou o papel da Delegacia da Mulher na proteção contra a violência de gênero. Durante o encontro, as participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras que orientam sobre como reconhecer situações de abuso patrimonial e buscar apoio legal.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, ressaltou a importância de discutir a pauta da mulher de forma contínua. “A pauta da mulher precisa ser trabalhada nos 365 dias do ano, mas hoje, em específico, estamos trazendo a temática da violência patrimonial, que é um tipo de violência muitas vezes invisibilizada, e a gente compreende que esse processo de invisibilidade faz com que muitas mulheres fiquem sem a informação, e a informação é poder”, afirmou.
Entre as palestrantes, esteve a advogada Emanuela Lapa, com mais de 25 anos de atuação em Direito de Família e Sucessões, Mestre em Família na Sociedade Contemporânea e Conselheira da OAB/BA. Ela apresentou exemplos de mulheres que superaram o ciclo de violência e assumiram o protagonismo feminino, reforçando a importância do conhecimento jurídico como ferramenta de autonomia e proteção.
O encontro reforça o compromisso da SMPM em promover ações de prevenção à violência contra a mulher e em oferecer suporte para que elas conquistem independência e segurança patrimonial, alinhado à campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização e enfrentamento à violência de gênero.