Um dos grupos culturais mais emblemáticos e influentes do Brasil, o Olodum comemora 46 anos de história com uma programação especial no coração do Centro Histórico de Salvador. Entre os dias 25 e 27 deste mês, o Pelourinho será palco de celebrações que exaltam a trajetória de resistência, cultura e identidade afro-brasileira do grupo.
Com uma história marcada pela luta contra o racismo, a promoção da cultura negra e a valorização da música percussiva da Bahia, o Olodum prepara uma série de eventos que prometem atrair baianos e turistas. A programação inclui o lançamento de um filme inédito que retrata a trajetória do grupo desde sua fundação em 1979 até os dias atuais, além de um ensaio comemorativo que reunirá integrantes de várias gerações.
O ensaio, momento tradicional da agenda cultural do Olodum, ganhará contornos ainda mais especiais nesta edição. A apresentação contará com a participação de músicos que marcaram época, dividindo o palco com os atuais integrantes em um grande encontro de gerações. A promessa é de um espetáculo repleto de emoção, ritmo e ancestralidade.
De acordo com os organizadores, o evento também reforça o papel do Olodum como instrumento de transformação social, especialmente para jovens negros da periferia soteropolitana. “O Olodum é mais do que música. É educação, é luta, é representatividade.
O público poderá conferir, ainda, exposições temáticas e intervenções artísticas ao longo das ruas do Pelourinho, reforçando a importância do Olodum não apenas como grupo musical, mas como movimento cultural de alcance internacional.
Fundado em meio ao processo de redemocratização do país, o Olodum se notabilizou ao longo das décadas por sua sonoridade única, mistura de samba-reggae e ritmos africanos, além de colaborações com artistas como Michael Jackson, Paul Simon, Caetano Veloso e Margareth Menezes.
A programação é gratuita e aberta ao público, com expectativa de grande participação popular. Os eventos têm apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Fundação Gregório de Mattos.
Olodum 46 anos – Programação Especial
Data: 25 a 27 de abril
Local: Pelourinho, Salvador (BA)
Atividades: Lançamento de filme, ensaio comemorativo, exposições e performances artísticas