A vereadora Cris Rocha destacou a necessidade urgente de providências para garantir os direitos das pessoas com deficiência em Vitória da Conquista. A fala ocorreu em meio à repercussão de um caso envolvendo a criança Cecília, diagnosticada com autismo, transtorno de fala, bipolaridade e TDAH severo, que teria tido seus direitos violados dentro de um transporte público municipal.
A vereadora Cris Rocha classificou o episódio como mais um reflexo de um problema sistêmico na cidade. “Não é a primeira vez que isso acontece. Precisamos cobrar providências efetivas para que os direitos da pessoa com deficiência sejam assegurados de fato”, afirmou a vereadora Cris Rocha.
A vereadora Cris Rocha criticou ainda a nota emitida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana no último dia 18 de março, que, segundo ela, trata a questão de forma superficial. A nota teria indicado a criação de uma cartilha de orientação e a permissão de acesso ao transporte para pessoas com TDAH. Para a vereadora Cris Rocha, a iniciativa é insuficiente diante da gravidade da situação.
“Essa pauta não pode ser resumida a uma cartilha. Estamos falando da violação de uma lei federal a Lei Brasileira de Inclusão que garante transporte acessível e tratamento digno para pessoas com deficiência. Onde está essa garantia sendo respeitada em nosso município?”, questionou a vereadora Cris Rocha.
A parlamentar também relembrou uma reunião realizada em 18 de fevereiro com o Secretário de Mobilidade e representantes do Sindicato dos Rodoviários, na qual foi debatida uma portaria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana que restringe o uso da porta dianteira dos ônibus a gestantes, idosos e pessoas obesas, excluindo pessoas com deficiência. “E as pessoas com deficiência que precisam do acesso pela porta dianteira? Onde está o direito de livre acesso?”, indagou a vereadora Cris Rocha.
Além disso, a vereadora Cris Rocha fez críticas à baixa participação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana nas reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mesmo tendo assento garantido no colegiado. “Como discutir políticas públicas sem ouvir quem é diretamente afetado por elas?”, ponderou a vereadora Cris Rocha..
A vereadora Cris Rocha aproveitou a ocasião para convidar a Secretaria a participar da próxima reunião do Conselho, marcada para o dia 25 de março, às 8h30. E lançou uma provocação à gestão municipal: “Será que não está na hora de pensarmos na criação de uma coordenadoria, uma superintendência ou até mesmo uma Secretaria Municipal para as Pessoas com Deficiência? Outras cidades já avançaram nesse sentido, como São Paulo e Paulo Afonso.”
A a vereadora Cris Rocha. também manifestou apoio à pauta do “Trecho da Morte”, levantada pelo vereador Ricardo Gordo, envolvendo a segurança no Distrito Industrial e na Lagoa das Flores. “Coloco meu mandato à disposição para participar dessa luta pela preservação da vida.”
Encerrando sua fala, a a vereadora Cris Rocha. celebrou a presença do bispo na cidade e fez menção ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta quinta-feira. “Mais uma data que reforça a importância da luta contínua pelos direitos das pessoas com deficiência.”
O discurso da a vereadora Cris Rocha reforça a crescente mobilização dentro do Legislativo Municipal por uma cidade mais inclusiva, onde os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados não apenas em teoria, mas na prática cotidiana.