O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, elogiou a postura do prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, ao abrir mão da disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) em prol da unidade da base aliada. O entendimento foi consolidado , durante um café da manhã entre Jerônimo, Phellipe, o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola , e o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso , que agora é o único candidato ao comando da entidade municipalista.
O encontro, que teve duração de aproximadamente duas horas, foi marcado pelo compromisso com o fortalecimento da base governista. Durante a reunião, o governador destacou a maturidade política de Phellipe Brito e sinalizou que o aliado terá novas missões na defesa das pautas municipalistas.
“Phellipe demonstrou, mais uma vez, ser um político de grupo e comprometido com o fortalecimento do municipalismo. A decisão de retirar a candidatura reforça a coesão da nossa base e abre espaço para um trabalho conjunto em prol dos municípios baianos”, declarou Jerônimo.
O próprio Phellipe Brito comentou a decisão e afirmou que atendeu ao pedido do governador para evitar um confronto interno. “Eu retirei meu nome a pedido do governador. Ele me disse que não queria bate-chapa. Tivemos uma conversa boa entre eu, ele e Wilson. Deixei claro que estava buscando meu espaço. Em alguns momentos, foi uma disputa até dura, mas isso faz parte do jogo democrático. Sou liderado por Jerônimo e não podia deixar de atender a este pedido”, afirmou o prefeito de Ituaçu durante o evento da UPB.
Phellipe Brito foi o primeiro a se lançar candidato à presidência da UPB logo após as eleições de 2024, quando foi reeleito prefeito de Ituaçu. Ele chegou a reunir o apoio de mais de 200 prefeitos na sua caminhada, o que reforça sua relevância no cenário político municipalista. Apesar da retirada da candidatura, o gestor destacou que continuará empenhado na defesa dos interesses dos municípios baianos.
“Agradeço a todos que estiveram comigo nessa caminhada. Seguimos firmes em favor das pautas municipalistas e do fortalecimento da nossa base”, concluiu Phellipe Brito.