O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou nesta segunda-feira (27) novos exames de imagem na cabeça, que confirmaram a evolução positiva de sua recuperação após o acidente doméstico ocorrido em outubro de 2024. A avaliação foi feita no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, e liberou o presidente para retomar plenamente suas atividades habituais, incluindo viagens e exercícios físicos.
De acordo com o boletim médico divulgado pela instituição, a nova tomografia de controle apresentou “redução da coleção [hematoma], compatível com progressiva melhora do quadro”. Lula segue sob acompanhamento de sua equipe médica, coordenada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela médica da Presidência, Ana Helena Germoglio.
Relembre o caso
No dia 19 de outubro de 2024, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, que resultou em uma batida na cabeça. O impacto causou uma lesão que precisou de cinco pontos na nuca. Posteriormente, exames revelaram uma pequena hemorragia intracraniana, que exigiu monitoramento contínuo.
Desde então, o presidente passou por uma série de exames e procedimentos, incluindo tomografias e avaliações clínicas, tanto no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo quanto na unidade de Brasília.
Retorno às atividades
Com a recuperação avançada, Lula está apto a retomar a agenda presidencial em sua totalidade. A equipe médica ressaltou, no entanto, que o acompanhamento será mantido para garantir que o processo de recuperação continue de forma segura.
A liberação médica é um alívio para a Presidência, que prevê uma agenda internacional intensa nas próximas semanas, além de compromissos internos relacionados a projetos prioritários do governo.
Lula, aos 79 anos, reafirma sua disposição para o trabalho, mantendo sua rotina de cuidados com a saúde sob atenção rigorosa da equipe médica.