As intervenções em andamento na estrutura do trânsito da Avenida Rosa Cruz foram vistoriadas pela prefeita Sheila Lemos, acompanhada do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e de técnicos do Governo Municipal. O projeto de reconfiguração da infraestrutura viária, no local, foi desenvolvido pela Prefeitura de Vitória da Conquista e está sendo executado pela Rede Atakarejo, a título de contrapartida. O acordo foi estabelecido entre o Município e a empresa, que atualmente constrói uma nova loja no terreno onde funcionou o antigo clube da AABB, no cruzamento com a Avenida Olívia Flores.
Com a construção do novo empreendimento comercial, cujo projeto prevê uma área construída de 13,3 mil metros quadrados e 250 vagas de estacionamento, totalizando um espaço de 14,5 mil metros quadrados, devem ser geradas pelo menos 700 vagas de empregos diretos e 1,5 mil indiretos em Vitória da Conquista. Tal estrutura, que será viabilizada com um investimento superior a R$ 70 milhões, significa um potencial aumento do fluxo de veículos na região, principalmente devido aos caminhões que serão responsáveis pelo desembarque de mercadorias na nova loja.
Já prevendo esse aumento, a Prefeitura mobilizou as secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Mobilidade Urbana (Semob) para fazerem um estudo, seguido de um planejamento, para evitar impactos no trânsito, principalmente nos horários de pico.
De acordo com o projeto feito pela Prefeitura, serão realizados ajustes no sistema viário, com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego de veículos. Haverá supressão de rotatórias, a fim de permitir o alargamento da via nesses locais, e criação de rotatórias novas em locais que não estão localizados em cruzamentos. Além da avenida Olívia Flores, as medidas vão abranger os cruzamentos com a Presidente Vargas e a Jorge Teixeira. As alterações levam em conta solicitações da população em geral e de empresários da região.
“Desde que o Atakarejo demonstrou interesse em vir para Vitória da Conquista, a gente apresentou uma série de intervenções que deveriam ser feitas na Rosa Cruz”, informou Jackson Yoshiura. “O Município fez o projeto para que a gente tivesse muito mais fluidez e segurança na avenida. Teremos uma série de intervenções que vão melhorar a qualidade da fluidez para os veículos que circulam e muito mais segurança para os pedestres que transitam nessa região”, complementou o titular da Seinfra.
Após a vistoria, a prefeita Sheila Lemos descreveu a intervenção como “uma intervenção importantíssima que vai melhorar muito a trafegabilidade do nosso município”.