A prefeita Sheila Lemos recebeu, em seu gabinete, o médico oncologista Renato Marinho, que na oportunidade apresentou o projeto da campanha Janeiro Verde, voltado para a prevenção ao câncer de colo de útero, que deve começar ainda no mês de janeiro e se estender até março, com ações educativas, preventivas e de formação profissional envolvendo escolas e também a rede de saúde do município.
Durante o encontro, que contou também com a presença da subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos, Sheila destacou a importância da parceria e solicitou à Secretaria de Saúde uma nova reunião para tratar da participação do município na campanha. “É uma campanha muito importante, mas é só o começo de uma ação que se estenderá por todo ano, pois acreditamos que a prevenção ao câncer de colo de útero deve ser feita todos os dias, o ano inteiro”, salientou Sheila.
Segundo Renato Marinho, o câncer de colo de útero é uma doença prevenível com o uso de preservativo e também com a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), disponível no SUS, para adolescentes a partir dos 9 anos. “Essa é uma campanha global em que poucas cidades do Brasil fizeram adesão, por isso, pensamos em começar a campanha falando da importância da vacina contra o HPV e também da formação dos profissionais de saúde”, explicou Renato, aproveitando para convidar a Prefeitura a fazer parte da programação e a ser parceira da campanha.