Com o objetivo de oferecer mais segurança às pessoas que trabalham ou precisam comparecer à prefeitura, a Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) está instalando catracas eletrônicas nas duas entradas do prédio. Na entrada principal, o equipamento já foi instalado e nos próximos dias também haverá um na porta lateral que dá acesso à Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin), ao lado da Catedral de Nossa Senhora das Vitórias.
De acordo com a Semgi, além do objetivo da segurança, as catracas permitirão um controle mais eficiente do fluxo de pessoas que entram e saem da sede do Governo Municipal. Será possível identificar quais segmentos da população mais demandam os serviços prestados no prédio e quais são esses serviços, permitindo aprimorar o atendimento.
Durante o mês de janeiro, o público e servidores estarão se adaptando ao sistema. Para os servidores públicos que trabalham nas instalações da Prefeitura, será feito um cadastramento. A Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) analisa a melhor alternativa a ser utilizada – se por meio de biometria ou senha, já que o sistema permite as duas possibilidades. Esse processo será feito de forma gradativa, a fim de permitir a adaptação aos novos procedimentos. É importante ressaltar que o novo sistema de controle de entrada e saída não funcionará como controle de ponto.
No caso do público externo, o acesso à Prefeitura continuará aberto a toda a comunidade, mesmo quando as catracas estiverem em funcionamento. Ao chegar às portarias, o cidadão deverá fazer um breve cadastro. Em seguida, receberá um cartão de visitante, que permitirá a passagem pela catraca e o acesso aos serviços e atendimentos disponíveis no interior do prédio. Assim que concluir suas atividades, a pessoa deverá utilizar o mesmo cartão na saída.
Cerca de mil pessoas diariamente
A Semgi estima que, em média, mil pessoas passam diariamente pelas duas entradas do prédio da Prefeitura. No caso da Sefin, por onde passam aproximadamente 450 pessoas por dia, essa frequência costuma aumentar nos períodos em que o setor realiza serviços especiais. Em épocas de vencimento do IPTU, por exemplo, o movimento pode chegar a 600 pessoas por dia.
Para a servidora Elizabete Nascimento, que está na Prefeitura há 23 anos, sendo 14 na recepção da entrada principal do prédio, o controle de entrada por catraca é uma novidade que vem ajudar no trabalho que ela faz e trazer maior segurança. “Vai proporcionar segurança para mim e para minha colega que também trabalha na recepção e principalmente para o pessoal que trabalha no pátio, porque o pessoal entra e a gente não sabe o que vai fazer. Agora não, vai precisar se identificar, falar o que vai fazer. E eu e minha colega teremos também um espaço fechado para atendimento”, disse Elisabete.